sexta-feira, 8 de março de 2013

A importância do exercício físico para pilotos de kart


Olá amigos, na coluna desse mês vou escrever algo diferente do que venho postando ultimamente. Vou dedicar o espaço a um esporte que pratico e sou apaixonado: o kart. Boa leitura a todos! Um abraço.


O kartismo mesmo não sendo um esporte popular é muito difundido no Brasil. Possuímos inúmeros praticantes, sendo eles pilotos profissionais, semi profissionais e amadores. Além de termos ao longo da história pilotos históricos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi etc.

Todos esses pilotos e praticamente todos os outros que chegam em categorias profissionais do automobilismo começaram no kart, não é a toa que o kart é conhecido como a “categoria de base” do automobilismo.

O papel do exercício físico para pilotos de kart é de extrema importância mesmo se o praticante não for um piloto profissional. O principal erro dos pilotos amadores é achar que por ser um esporte em que o praticante fica sentado a preparação não precisa ser levada muita a sério. Um grande erro.

Além da grande utilização dos músculos do ombro, antebraço, abdômen e lombar, a frequência cardíaca atinge níveis de elevação que podemos comparar com esportes coletivos como futebol e vôlei.

Uma preparação física adequada para pilotos de kart vai desde a melhora do condicionamento físico aeróbico até os exercícios específicos, que como todo esporte é de suma importância.

Um estudo realizado com um piloto de kart profissional mostrou que os níveis de lactato e da frequência cardíaca estavam elevados ao final da prova em relação as medidas feitas no inicio da prova.

Esses indícios apontam para a grande demanda física que envolve uma prova de kart.

Esse mesmo estudo apontou que ocorre um aumento significante da frequência cardíaca quando o piloto está brigando por posições na pista. Esses dados só reforçam a grande importância da prática de exercícios físicos aeróbicos para os pilotos de kart.

Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser feitos em conjunto com os exercícios aeróbicos.

Abaixo citarei os principais músculos que devem ser trabalhados pelo piloto:

Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE

- Abdominal e lombar: É a base muscular para qualquer esporte, e o kart não fica de fora dessa.

- Músculos da articulação do ombro: De grande importância, o trabalho dessa região que é muito utilizada devido a posição do piloto no cockpit.

- Músculos extensores e flexores dos dedos (antebraço): Outra região de extrema importância e utilização, fazer um trabalho aprimorado nessa região se torna necessário pois esses músculos auxiliam de forma direta na movimentação do volante.

- Exercícios de coordenação, concentração e tempo de reação: Para uma corrida de kart o piloto deve estar atento a todo momento, devido a disputas por posições, acidentes etc. Os exercícios específicos de coordenação, concentração e tempo de reação vão auxiliar o piloto nesses momentos importantíssimos que exigem concentração, coordenação e tempo de reação.

Espero que esse pequeno artigo possa ter colaborado aos inúmeros praticantes que amam esse esporte fascinante!

Parafraseando nosso eterno Ayrton Senna: “Quem já correu de kart, já correu de F1”.

Fonte: Portal da Educação Física

Leia Também:

Sete exercícios que melhoram o desempenho sexual

Conheça os benefícios do treinamento funcional

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário