sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Proteja seu cabelo contra os danos de verão


Veja os melhores tratamentos para fazer em casa ou no salão de beleza

Reparar os estragos causados no cabelo, após o fim do verão, dá trabalho e custa caro. A situação piora ainda mais se, antes de se esbaldar no mar e na piscina, você não toma os cuidados necessários para proteger os fios das agressões. "A escolha dos produtos certos e uma visita ao cabeleireiro antes de sair de férias evitam muitos danos difíceis de consertar", afirma o hairstylist Samuel Jarbes, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo. Confira a seguir uma lista completa dos cuidados que não podem faltar na sua rotina e evite uma crise de arrependimento assim que o calor começar a se despedir.

Aposte em protetor solar para os fios 

Antes mesmo de o verão começar, já é importante providenciar um bom protetor solar para os fios. "O que pouca gente sabe é que a proteção deste produto vai além dos raios ultravioletas. A película que ele forma em volta dos fios também age contra os danos causados pelo vento, poluição e cloro, no caso de quem usa muito a piscina", afirma o cabeleireiro Daniel Rocha, do salão Bellíssima Beauty, no Rio de Janeiro. Para saber se o seu condicionador ou leave-in oferece proteção solar, verifique o rótulo.

Invista em um leave-in de qualidade
O leave-in é um dos principais aliados do cabelo no verão. Além de ajudar a desembaraçar os fios, ele finaliza a lavagem com proteção extra ao calor do secador, da chapinha ou do babyliss. Além disso, a escolha de um produto adequado ao seu tipo de cabelo faz a escova, ou o penteado que você preferir, durar mais tempo. Só não exagere na aplicação: a quantidade ideal não ultrapassa a equivalente a uma moeda de dez centavos e o creme deve ser espalhado do meio da cabeça até as pontas, jamais encostando na raiz. O uso de leave-in com proteção solar também protege as luzes ou a coloração, evitando que elas desbotem ou ganhem um tom esverdeado.

Lave bem os cabelos 

No verão, é comum que o cabelo fique cheio de resíduos, como farelos de areia ou partículas de cloro. Uma boa lavagem elimina esses restos, permitindo que os produtos penetrem bem nos fios e tratem os danos. A dica de Daniel Rocha é manter a cabeça embaixo de um jato forte e constante de água, massageando bastante o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca com as unhas). "Aplique sempre o xampu duas vezes e em seguida o condicionador, que deve agir por dois minutos, pelo menos. Desembarace os fios embaixo do chuveiro, é mais fácil e dá tempo para que o cabelo aproveite os benefícios do condicionador". Não esqueça a região da nuca, que acumula mais oleosidade e é mais difícil de massagear.

Escolha o xampu correto

 Para Beto Fortes, cabeleireiro do Studio W, em São Paulo, o xampu ideal é o neutro. "O cabelo só precisa de uma limpeza profunda a cada quinze dias. Esse tipo de xampu resseca muito os fios e deve ser uado com cautela, de preferência no salão de beleza e seguido de uma hidratação", afirma.

Reserve agenda para a hidratação 

A hidratação deve ser feita a cada dez dias durante o verão. Ela é um antídoto contra as agressões do sol, do mar, da piscina e do vento depois que os estragos já começam a dar sinais. Mas também é indicada como blindagem a tudo isso, evitando que o seu cabelo comece a ressecar ou ficar quebradiço. "A hidratação feita em casa é mais superficial e ser vê para proteger o cabelo. Já o tratamento oferecido nos salões age mais profundamente, com o objetivo de recuperar os fios danificados", afirma Fortes. Os fios mais grossos pedem cremes à base de óleo, que têm maior poder de hidratação. Cabelos finos se dão melhor com máscaras à base de proteínas, indicadas para fortalecimento.

Dê uma pausa nas químicas

Coloração, alisamento e luzes precisam ser evitadas no verão. Isso porque elas desgastam demais os fios, que podem não resistir. O ideal é esperar o verão passar para retomar os tratamentos e, no caso de tinturas para esconder os fios brancos, realizar apenas retoques. "E jamais esquecer as hidratações para manutenção do brilho e da maciez", diz Samuel Jabes.

Cuidado ao prender o cabelo 

O suor que escorre pela nuca e abafa as costas não deixa dúvidas: um rabo de cavalo ou um coque aparecem como salvação. Mas é preciso cuidado ao fazer isso ou você corre o risco de formar nós, embaraçar os fios e quebrar um monte deles sem necessidade. Para o trio de profissionais, os melhores elásticos são aqueles forrados com pano ou de silicone, sem o acabamento de metal. "Prenda sem repuxar tanto os fios, que podem não aguentar. Com o tempo, a raiz fica enfraquecida", afirma Beto Fortes. Outra dica é prender os fios sempre secos, para evitar quebra e proliferação de fungos.

Fonte: Minha Vida

Leia Também:

Dermatologista dá dicas para se proteger do sol na hora do treino

Varizes: entenda o problema, veja as causas e aprenda a tratar


Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário