sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cuide da beleza da sua pele neste verão

Um passo-a-passo para você brilhar ainda mais! Sol quente, praia, mar, piscina. É tempo de saudar a natureza e o bom da vida.

Aproveite as delícias desta estação. Mas, não descuide da atenção especial que você deve dar a todo o corpo, para que sua pele não sinta as conseqüências depois.

A seguir você verá dicas da dermatologista Ana Lúcia Recio. Cuide da pele e boas férias!

No rosto, filtro solar sempre 

• Lave o rosto pela manhã e aplique filtro solar para passar o dia (ele deve ter no mínimo FPS 15). À noite, lave o rosto novamente e use um hidratante, que pode conter vitamina C, DMAE, aloe vera e ácido hialurônico.

• Na praia, use um filtro solar mais forte. Como regra geral, peles claras pedem FPS 30 e peles morenas FPS 20.

• Sempre é bom repetir: não se exponha ao sol nos horários críticos, entre 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa e pode causar queimaduras.

• Mas não dispense o filtro nos outros horários, na praia ou na rua, pois mesmo os raios UVA, que incidem o dia inteiro, podem prejudicar a pele e acelerar o processo de envelhecimento.

• A ordem é se proteger mesmo, portanto recorra também a chapéus, bonés e óculos de sol. Olhos desprotegidos podem desenvolver catarata no futuro.

• Ao escolher os produtos para passar na pele, leve em conta que eles devem respeitar as características da pele. Se a sua é oleosa, opte por emulsão oil free, gel ou gel creme. As peles secas preferem os cremes. E as mistas, emulsões.

• No dia-a-dia, aproveite para usar um filtro solar com um pouco de cor, para dar à pele um aspecto bronzeado. Este é um recurso muito bem-vindo, pois como o rosto é sempre o mais protegido, ele acaba ficando de um tom mais claro que o corpo.

• Homens, jamais se esqueçam: a obrigatoriedade do uso do filtro solar diariamente vale para vocês! E não apenas na praia, na piscina e nos esportes. É para o dia-a-dia no escritório também!

Mantenha o corpo protegido e hidratado

• Na praia, evite o sol nos horários de pico e aplique protetor solar com FPS 15. As mais morenas podem usar o fator 10. As mais claras, 20 ou 30. O filtro precisa ser reaplicado após cada mergulho ou se houver excesso de transpiração. Não esqueça as orelhas, o pescoço, os pés e o dorso das mãos. Nas áreas de pele mais oleosa, como as costas, evite filtros muito cremosos, que obstruem os poros e podem causar acne.

• Tome muita água - é saudável para todo o organismo. No verão, o calor favorece a perda de água por transpiração e seu corpo pode "suar" até dois litros por dia.

• Fuja dos banhos quentes: o morno é mais saudável, pois resseca menos a pele. Use o sabonete somente nas axilas, nos genitais, nas costas e nos pés.

• Aplique um hidratante leve após a praia, pois a pele se torna mais seca pela ação solar.

• Consuma alimentos ricos em beta caroteno (os alaranjados, como mamão, damasco e cenoura), que podem ajudar no bronzeamento.

• Evite desodorantes com alto poder antiperspirante, pois isso pode causar a obstrução das glândulas de suor e conseqüente inflamação e infecção (processo chamado de hidradenite).

Uma dica para as morenas

Você provavelmente costuma tomar menos cuidados com a pele do que as clarinhas. Mas, saiba de uma coisa: a pele morena mancha mais facilmente, em decorrência de pequenos traumas, como picadas, machucados, cortes. Procure evitá-los. Se for picada, tente não coçar para não infeccionar, o que geralmente causa a mancha. Se isso acontecer, use nos locais um filtro solar mais forte (FPS 50 ou 60).

Não esqueça os pés e as mãos

• Os pés tendem a ficar mais ressecados no verão pelo uso de sapatos abertos, chinelos e sandálias. Passe uma lixa logo após o banho para remover o excesso de pele e, em seguida, um hidratante, que pode ser um pouco mais grosso do que o usado no corpo. Os que contêm ureia e ácido lático são mais eficientes.

• As mãos devem ser protegidas diariamente (principalmente o dorso) com um filtro solar de, no mínimo, FPS 15. O mais importante no verão não é o ressecamento (este é típico do inverno), e sim a freqüente exposição do dorso das mãos à radiação solar - no carro, na praia, na rua. Ao lavá-las, reaplique o protetor. Isso ajuda a retardar o aparecimento de sardas, que se intensificam com o tempo. Com o passar dos anos as mãos tornam-se manchadas pelo sol da vida inteira.

É hora de desacelerar os tratamentos

No verão, algumas adaptações devem ser feitas por quem está com tratamentos em andamento.

• Os esfoliantes ficam proibidos, pois afinar a pele e expô-la ao sol, mesmo usando foto-protetor, facilita a formação de manchas.

• Os ácidos devem continuar de modo brando e com baixas concentrações. Pare a aplicação durante a viagem de férias e retome o tratamento na volta.

• Quanto aos peelings, só devem ser feitos os muito superficiais, com ácido glicólico, que permite concentrações variadas entre 30% e 70%. No verão, as concentrações menores são as indicadas.

• A limpeza de pele é indicada para as mais oleosas, pois o sol e muito filtro solar tendem a engrossar a camada córnea, que fica obstruída (às vezes, a acne cosmética pode surgir pelo uso constante do filtro solar na praia e na piscina).

Cuidados com a depilação 

• Se a pessoa não tem problema de pelos encravados, a cera quente ou fria pode ser usada na virilha, nas pernas e nas axilas - embora o uso nas axilas não seja recomendável, pois traumatiza a glândula quando o pelo é arrancado e pode causar inflamação (semelhante ao que ocorre com o desodorante com alto poder antitranspirante). 

• Para quem tem foliculite, a lâmina é a melhor opção, pois ao remover o pelo faz um peeling muito suave, retirando também as células mais superficiais - mas, se a foliculite for muito severa, é melhor procurar um dermatologista para usar um secativo e um esfoliante na área comprometida. Usar pedra pomme para lixar a pele não é bom, pois pode provocar irritação.


Fonte: Cyber Diet

Leia Também:


Dermatologista dá dicas para se proteger do sol na hora do treino 

Proteja seu cabelo contra os danos de verão

Gostou? Clique aqui e Curta nossa página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário