sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atividades domésticas - como evitar dores na coluna

Varrer, cozinhar, organizar, lustrar e tirar o pó são apenas algumas das atividades domésticas feitas semanalmente na casa de todos. Dessas atividades surgem, frequentemente, problemas e dores na coluna porque não prestamos atenção ao realizar esses movimentos.

Existem formas corretas de fazer cada atividade, aliviando e prevenindo lesões. Luiz Miyajima, quiropraxista dono da sede da QuiroVida - Clínica Internacional de Quiropraxia, no Brasil - aponta e explica melhorias que podem ser feitas no dia-a-dia que facilitam a limpeza e evitam dores cervicais.

Varrer

- Mantenha a coluna reta sem jogar o peso do corpo na vassoura. - Não se estique para alcançar algum ponto da casa, vá até o local com o corpo todo.
- Evitar torcer o tronco. Empurre o lixo sempre em frente ao corpo.

Cozinhar

- Mantenha o peso do corpo nas duas pernas. É comum que nos apoiemos em apenas um dos lados do corpo, preste atenção e tente equilibrar e distribuir seu peso.
- Não torça as costas em busca de ingredientes ou panelas, vá até o local desejado de forma direta e com todo o corpo. - Ao se abaixar para abrir armários flexione os joelhos.

Arrumar

- Ao fazer o manuseio de objetos dentro de armários ou prateleiras evite se esticar. Use uma escada.
- Na escada, procure ficar de frente para o local em que vai manusear os objetos e não de lado com o tronco torcido.
- Procure segurar os objetos com as duas mãos e flexionar os joelhos ao pegar ou deixar um objeto no chão. - Ao tirar a poeira dos móveis procure alternar os braços para não perder o equilíbrio e não forçar apenas um dos lados da coluna.

Limpar

- Para a limpeza do chão, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando as mãos.
 - Com as paredes mantenha a postura ereta.
- Faça movimentos laterais e verticais amplos com os braços.
- A força deve ser colocada sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna. leia também Quiropraxia: fuja da dor!

Luiz explica que a prevenção começa com pequenas ações e que é importante pensarmos na saúde da nossa coluna em qualquer atividade. "Tomar cuidado em ações diárias é a melhor forma de evitar problemas. A falta de prevenção é o maior erro do brasileiro e a Quiropraxia pode ajudar a impedir que a coluna sofra danos maiores", explica.

Fonte: Terra

Leia Também:

A atividade física contra doenças
Postura correta pode evitar lesões por esforços repetitivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário