quarta-feira, 18 de abril de 2012

Musculação para corredores: como melhorar o rendimento

Os exercícios com pesos podem ajudar os corredores a melhorar o rendimento, se feitos da maneira correta.Quem pratica a corrida como esporte muitas vezes também faz musculação, seja para melhorar o rendimento ou como qualidade de vida. Você faz musculação com o objetivo de hipertrofia ou definição? Ou simplesmente não faz musculação e só corre? Os exercícios com pesos podem ajudar os corredores a melhorar o rendimento, mas precisam ser feitos da maneira certa, como conta o fisioterapeuta e colunista do Webrun, David Homsi.

 “A primeira coisa que o atleta precisa saber é qual o tipo de prova que ele vai correr”, afirma David. Quem corre provas curtas, de velocidade (em pista) deve fazer trabalho de força e potência. Já os fundistas, que disputam distâncias mais longas, devem trabalhar a resistência e também a potência. Como explica o fisioterapeuta, “a potência é a velocidade de saída, a explosão. Se você está correndo e precisa dar um sprint para não deixar o cara te passar, é a potência que vai te dar isso, não a força”.

O treino de musculação também não deve abranger apenas as pernas. “É importante que o atleta trabalhe a região lombar (costas) e abdominal, assim evita dor lombar e postura errada na corrida”, esclarece. Além disso, “quem corre maratona fica uma média de três a quatro horas com o braço dobrado. Se não tiver fortalecimento de bíceps e tríceps não consegue ficar nessa posição, daí também há a necessidade de um treino de resistência para esses músculos".

 Tipos de treino- Segundo David, os treinos devem ser da seguinte forma: 

 Resistência : carga mediana e várias repetições, com velocidade de execução um pouco mais alta;

 Força: carga alta e poucas repetições, com movimentos lentos e constantes;

Potência: carga de mediana para alta e poucas repetições (de três a quatro, divididas em várias séries), com velocidade rápida.

Periodicidade: “A ideia do treino de musculação para corrida é que se faça de uma a duas vezes na semana, não mais do que isso”, define David. Para corredores amadores, a musculação deve ser feita em dias diferentes ao da corrida. “Se treina corrida na segunda, quarta, sexta e sábado, faz a musculação de terça e quinta”, exemplifica.

 “Corredor profissional é diferente, pode fazer no mesmo dia, mas isso vai variar do tipo de atleta. Para o amador sobrecarrega o músculo, aumenta risco de lesão e prejudica o rendimento”, complementa o especialista.

 Fase de treinamento: Ainda assim, os corredores podem mesclar os diferentes tipos de treino, contanto que estejam de acordo com o que está sendo treinado no asfalto. “Se o corredor está fazendo longa rodagem sem se preocupar com tempo ou velocidade, na musculação ele vai precisar fazer também o trabalho de resistência. Se está treinando tiro, ele pode fazer treino de potência na musculação”, conclui.



Fonte: site www.educacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário