quarta-feira, 21 de março de 2012

Treinamento em Suspensão volta a ser tendência nas academias

O treinamento de força utilizando um peso corporal suspenso surgiu há mais de 150 anos. Gerações de acrobatas e ginastas usaram o método em suas preparações. No entanto, com a mudança para o treinamento isolado nas décadas de 60 e 70, o treinamento suspenso havia desaparecido.

Segundo Lilian Ruberti, personal trainer da TEST TRAINER, rede de franquias de professores de educação física e personais trainers, o método voltou com tudo. “Os movimentos são integrados e o sistema nervoso central é responsável por coordenar os músculos em ações conjuntas com a finalidade de produzir movimentos específicos e familiares”, diz ela.

De acordo com a profissional, treinar utilizando movimentos multiplanares resulta em um programa completo que envolve todos os grupos musculares, ao redor das articulações.

O TRX Suspension Training ou Treinamento em Suspensão está baseado nos princípios do treinamento funcional. Para realizar o treinamento, a personal trainer enumera alguns pontos-chaves relacionados ao princípio:

* Aspectos neurológicos do treinamento funcional: A essência do treinamento está baseada na melhoria dos aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional do corpo por meio de exercícios que desafiam os componentes do sistema nervoso, estimulando sua adaptação;

* Controle Motor: A propriocepção é um mecanismo essencial para a estabilidade articular e controle neuromuscular. Por conta dos seus impulsos sensoriais indiretamente produzirem e controlarem as respostas motoras, o mecanismo mantém o equilíbrio e a estabilidade. Ex: caminhar é uma atividade que realizamos sem a necessidade de observarmos nossos pés. E, mesmo assim, conseguimos fazê-la com muita eficiência;

* Aspectos Biomecânicos do Treinamento Funcional: Este conhecimento biomecânico faz com que o profissional tenha uma grande capacidade de prescrever exercícios e suas progressões dentro de uma estrutura segura de atividades;

* Planos e eixos;

* Nível de estabilidade do corpo humano;

* Base de Suporte;

* Base de suporte intermediária;

* Centro de gravidade do corpo;

* Core Training.

Todavia, quais são os principais benefícios do treinamento em suspensão? Para Lilian Ruberti, a técnica é capaz de aumentar a performance e diminuir os riscos de lesão, melhorar o equilíbrio e a estabilidade articular, aperfeiçoar a coordenação, aumentar o metabolismo e promover benefícios no "centro de força" (musculatura profunda, estabilizadora do abdômen e assoalho pélvico).




Fonte: Lilian Ruberti Personal Test Trainer - site maxpressnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário