quarta-feira, 7 de março de 2012

Kettlebell: Exercícios com peso para turbinar seu treino

Quer fortalecer os músculos, ganhar mais flexibilidade, força, equilíbrio corporal e, de quebra, aumentar o seu condicionamento físico? Experimente o kettlebell, um acessório de peso para te ajudar a queimar calorias e ficar saradíssima. Já está mais do que comprovado que a melhor maneira de queimar gordura é com treinos intervalados de alta intensidade, e a modalidade oferece exatamente isso aos seus praticantes.
Como o kettlebell possui o seu centro de gravidade na própria bola, isso abre a possibilidade de se executar movimentos de simulação de arremesso e de potência, no entanto, a bola de aço nunca é solta.

Essa sequência de movimentos acompanhada do peso faz com a musculatura seja mais exigida do que em outros treinos. Ou seja, os movimentos geram uma integração muscular que estimulam o sistema nervoso a utilizar as articulações do quadril, joelho e coluna vertebral, da melhor maneira possível, tornando as tarefas do dia-a-dia mais fáceis.
Outro benefício do esporte é que ele melhora a postura e ainda diminui dores nas costas.

Para você entender um pouco mais sobre o kettlebell, o personal trainer Carlos Klein explica como o treino funciona.

O que é kettlebell e qual o seu conceito? Como surgiu essa atividade física?
O kettlebell ou Girya, como é chamado em russo, é uma bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular. A característica singular deste equipamento é que o centro de massa se encontra fora da mão do praticante, o que possibilita a realização de movimentos balísticos, que promovem uma integração muscular não encontrada em outros equipamentos de fitness.


Qualquer pessoa pode praticar a modalidade?
Qualquer pessoa que não tenha nenhum tipo de lesão corporal e que esteja liberado para a prática de atividades físicas pode usar o kettlebell. Apesar disso, é necessário prestar atenção no peso do equipamento e usar aquele que não ultrapassa os limites que o corpo aguenta. Para os iniciantes, é importante o acompanhamento de um personal trainer ou uma aula em grupo, porque é necessário manter uma postura correta para evitar algumas lesões. Agora, se a pessoa já estiver em um estado de treino avançado, ela pode fazer sozinha.

Quais vantagens que o método oferece quando comparado com outras modalidades de treino?
O treino com kettlebell pode ser feito em qualquer lugar, pois ele é fácil de ser transportado. Outra vantagem é a capacidade de sequenciar diferentes exercícios de forma harmoniosa, sem deixar o peso de lado em nenhum momento, o que torna a sessão de kettlebell training desafiadora e gratificante.

Quais os diferentes exercícios que podem ser realizados com kettlebell?
O treino com este equipamento proporciona a realização de movimentos de arremesso (balísticos) e potência.

Quais músculos são fortalecidos?
Todos os músculos do corpo são trabalhados em uma única sessão de kettlebell.
Mesmo depois de todas essas informações, ainda precisa de uma motivação extra para testar um novo esporte? Então, lá vai: cada treino queima em média 500 calorias. Precisa de mais?






Fonte:cyberdiet.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário