quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dores e lesões dos exercícios, como cuidar?

Muitas vezes passamos por determinadas situações e não sabemos como proceder.Por exemplo,quando acabamos de treinar e sentimos uma dor leve no joelho,perna, pé ou outra parte qualquer do corpo e não entendemos o porquê, nem mesmo sabemos o que fazer. Para piorar, muitas vezes não damos muita importância a este “aviso” que o nosso corpo está nos dando. O que devemos fazer nesta situação? Ir direto ao médico? Ignorar e esperar o próximo treino? Esta é uma dúvida muito comum entre os praticantes de esporte, e por isso é importante conhecermos melhor o “auto tratamento”, que poderá nos ajudar a evitar lesões mais graves e até mesmo prevenir uma interrupção do treinamento.

O mais importante componente do “auto tratamento” para a maior parte das lesões esportivas é o descanso, o gelo, a compressão e a elevação – método “RICE”. Este método deve ser utilizado logo que a lesão aparece ou quando os sintomas são sentidos. Usando este “auto tratamento” nas primeiras 24 horas, os sintomas ou lesões aparecidos podem reduzir o tempo de desabilidade de 50% a 70%. A maior função do método RICE é que ele minimiza e controla a inflamação e o inchaço, embora estes dois sintomas sejam uma maneira do próprio corpo se proteger, restringindo movimentos na região machucada.

Descanso: esportes e exercícios devem ser cessados imediatamente. A continuação da prática poderá piorar ou agravar a lesão. Durante as primeiras 24 horas ou 72 horas (dependendo da lesão) é necessário fazer gelo, compressão e elevação. Após o estágio inicial da imobilização, descanso não significa ficar totalmente parado até que a lesão tenha se cicatrizado, e sim, voltar a treinar levemente.

Gelo: a melhor maneira de diminuirmos o inchaço, a dor, e a inflamação, é através da aplicação de gelo na região afetada por 15 a 20 minutos, com intervalo de 20 minutos. Para proteger a pele, utilize uma toalha entre a pele e o saco de plástico com gelo ou use bolsa de gelo apropriada. Faça massagem com o próprio gelo na área infeccionada. Massagem com gelo combina dois elementos do método “RICE”: gelo e compressão. O uso do gelo pode trazer benefícios por 7 dias. As primeiras 72 horas são mais críticas, assim o gelo deve ser feito o máximo de vezes possível neste período.

Compressão: para reduzir o inchaço, a compressão pode ser feita com o próprio gelo, pressionando-o contra a região afetada ou também sem ele, fazendo uma bandagem da seguinte maneira: comece a aplicação leve em volta da região inflamada; depois com um pouco mais de pressão sobre a região mais dolorida; fique atento a cor da pele, temperatura, e sensação de dor para que a bandagem não esteja comprimindo alguns nervos.

Elevação: manter a região da lesão elevada é necessário para combater as forças da gravidade que naturalmente induzem o sangue para a região. Quando possível, a região lesionada deve ser mantida acima da altura do coração. Um atleta lesionado na perna deve colocar, quando deitado, um travesseiro para apoiá-la e mantê-la elevada. Deve-se fazer elevação no período de 24 horas à 72 horas.

Durante as primeiras 24 horas, não aplique quente, não faça massagem, nem exercícios, pois isto poderá trazer uma vasodilatação na região lesionada.
Porém, lembre-se: o método RICE é utilizado como primeiro tratamento apenas. Dependendo da natureza da lesão, talvez seja necessário procurar um tratamento médico o mais rápido possível.



Fonte: site sentirbem.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário