segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conheça os benefícios da prática do Pilates

Útil para quem deseja ganhar condicionamento muscular, flexibilidade e força, o pilates se tornou uma das modalidades mais procuradas nas academias. Segundo estimativas da Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA), existem hoje cerca de 9 milhões de praticantes de pilates em todo mundo. Também não é para menos. O método criado há 90 anos pelo alemão Joseph Pilates ajuda a estabilizar a coluna vertebral, melhora o equilíbrio,
define os contornos musculares e ainda alivia o stress.
Segundo a professora doutora Eliane Coutinho, pesquisadora do método Pilates e diretora acadêmica da Fisiociência, a prática está em evidência e o número de pesquisas na área está crescendo. “Estuda-se muito o efeito desse método na estabilização da coluna vertebral, sobretudo para lombálgicos e idosos. Por exercitar os músculos multífidos e transverso do abdômen, o pilates fortalece os músculos profundos da coluna e ajuda a prevenir os micro-movimentos que causam lesões”, afirma.

A atividade pode ser praticada de duas formas: o Mat Pilates, no qual os movimentos são realizados no solo; e o Estúdio Pilates, em que os exercícios contam com o auxílio de aparelhos específicos desenvolvidos pelo fundador da técnica. De acordo com a Dra Eliane, ambas as modalidades obedecem aos seis princípios estabelecidos por Joseph Pilates: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração.

“A diferença é que a utilização dos equipamentos auxilia a executar o padrão dos movimentos e, justamente por ser mais fácil, acaba estimulando mais os alunos”, diz. Vale ressaltar, no entanto, que o Mat Pilates, exercício de solo, é mais indicado para quem pretende queimar calorias, pois ele é uma atividade física mais intensa podendo estimular mais o metabolismo aeróbio, e assim, promover maior queima de gordura.
“Por não ter nenhuma assistência como ocorre nos equipamentos essa modalidade poderá promover maior recrutamento muscular levando a um ganho de força em menos tempo”, afirma.

E os benefícios não param por ai. Segundo a especialista, a prática de pilates é uma forte aliada no combate das tensões do dia a dia. “O pilates trabalha com um componente extremamente importante para o controle do stress: a concentração. Focado no exercício, o aluno se desvia de todos os estímulos externos e isso ajuda a diminuir os níveis de cortisol.” Mas não esqueça: procure sempre um instrutor habilitado para o lhe indicar o melhor treinamento e seja dedicado. A frequência do exercício é o que garantirá a sua eficácia.

Fonte: site abiliodiniz.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário