quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alimentos indispensáveis para quem pratica atividade física

Todo mundo sabe que uma alimentação saudável e balanceada é importante para manter o peso, ter uma saúde, etc.Mas o que muitas pessoas não sabem é que uma alimentação errada pode te prejudicar até mesmo na hora de praticar atividade física, pode fazer com que seu rendimento seja menor.Nessa matéria vamos falar sobre alguns alimentos que os praticantes de atividades físicas não podem deixar de fora do seu cardápio diário. Confira!


Carne - o grupo alimentar mais falado quando o assunto é atividade física é o grupo das proteínas, onde a carne está incluída. Isso acontece, pois elas são muito importantes na construção e reparação dos músculos. Outras boas fontes de proteínas são as aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja, feijão.Mas dê sempre preferência às carnes magras e prefira preparações grelhadas, assadas e cozidas.




Arroz - o arroz é um dos principais alimentos da população brasileira e muita gente não sabe que ele pode ser um aliado para ter os resultados que busca com as atividades físicas. Os carboidratos, principal nutriente do arroz, nos fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participam ativamente na recuperação do corpo após os exercícios.Outras fontes importantes de carboidratos são o macarrão, o pão, a batata, a mandioca, entre outros. Sempre que possível, dê preferência a versões integrais.


Azeite - apesar de dever ser consumido com moderação, os alimentos fonte de lipídios, a qual pertence o azeite, não devem ser excluídos da alimentação. Eles colaboram com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Mas prefira as fontes de gordura vegetal e peixes.




O exercício físico potencializa a formação de radicais livres e quando essa produção ultrapassa a capacidade de defesa antioxidante do organismo, estabelece-se a condição conhecida
como "estresse oxidativo" responsável por aumentar a incidência de diversas lesões, alterar o sistema imunológico e reduzir o desempenho.


Morango - o morango é fonte de vitamina C, que atua na melhora do sistema imunológico e auxilia na redução de gordura. Além disso, é um poderoso antioxidante. Outros alimentos fonte de vitamina C são: laranja, acerola, caju, couve.





Germe de trigo - uma das principais fontes de vitamina E, que além de poderoso antioxidante, também favorece o metabolismo muscular. Os óleos vegetais também são excelentes fontes da vitamina.







Castanha do Pará - ela é fonte também de um excelente antioxidante, o selênio. Que além de antioxidante, é importante para o bom funcionamento da tireóide, que como sabemos e responsável por "regular" nosso metabolismo. Peixes e frutos do mar são também fontes de selênio.



Mas de maneira geral, uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, e equilibrada em carboidratos, proteínas e lipídios, vai garantir energia e ajudar a conquistar os resultados que almeja com a atividade física.



Fonte: site Terra por Camila Rebouças de Castro - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário