segunda-feira, 14 de novembro de 2011

6 passos para se exercitar durante o dia a dia

A falta de tempo é um dos maiores responsáveis pelo sedentarismo. Ir até uma academia e fazer algo que não esteja em comum acordo com seu espírito esportivo, é desanimador.Neste caso você deve se perguntar como tem estado a sua saúde, se você leva uma vida sadia, se você está se cansando ao mínimo esforço e se realmente você está se valorizando como pessoa.Atividade física e exercícios tem conceitos diferentes.

Atividade física é qualquer forma de expressão que envolva contração e relaxamento dos músculos, como fazer uma caminhada leve no final do dia. Enquanto que exercício é todo o meio de aplicar uma atividade com objetivos determinados e programados, como levantar 5 kg em séries de 10 repetições.

É de consenso na literatura mundial de saúde que pessoas sedentárias tem diversos problemas físicos, como pressão alta, diabetes, entre outros.
Já as pessoas que tem o mínimo de 200 calorias gastas em atividade física, têm menos chances de ficar com algum tipo de doença.

Vamos dar algumas dicas do que fazer quando não se tem tempo de se exercitar.

1. Se você trabalha o dia inteiro e estuda, procure naquelas horas mais calmas, alongar seu corpo por alguns minutos. Isto pode ser feito no seu próprio trabalho, na escola, em pé ou sentado.


2. Se o seu trabalho for próximo de sua casa, faça o percurso de ida e de volta andando e aos poucos vá acelerando as passadas.


3. Se você vai de carro, deixe ele um pouco mais afastado do local e siga andando.


4. Ao chegar em casa dedique alguns minutos para fazer alguma atividade, como abdominais e exercícios localizados para pernas e braços.


5. Se você tem um pouquinho mais de tempo, convide um amigo(a), namorado(a), ou coloque uma música no ouvido e faça uma boa caminhada pelas ruas próximas de sua casa.


6. O importante de tudo isso é manter sempre a saúde em dia, para não ser pego de surpresa por uma doença, que poderia ser evitada com boa vontade e pouco tempo.


Fonte: site vila equilíbrio por Fernando Santos Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário