segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dietas da moda: saiba onde mora o perigo

Dieta dos pontos, da USP, Detox. São tantas opções para emagrecer! Mas será que as dietas da moda são saudáveis? De acordo com as nutricionistas Carla Yamashita e Karin Sedó Sarkis, autoras do livro “Alimentação Saudável”, o primeiro ponto importante para quem não deseja ser enganado pela informação sedutora, mas nem sempre confiável sobre nutrição, é saber que nenhum alimento sozinho faz milagre. Cada um tem suas qualidades e é necessário que haja harmonia entre eles.

As autoras destacam a importância de uma alimentação variada – que não costuma ser o forte de dietas restritivas e radicais. “Pessoas que seguem uma alimentação saudável são mais resistentes a infecções, têm mais disposição e equilíbrio. De acordo com o Ministério da Saúde, alimentação saudável é aquela que apresenta o consumo de vários tipos de alimentos, que fornecem diferentes nutrientes necessários ao organismo”, completam.

A nutricionista Rosane França alerta para cardápios radicais e restritivos. “Algumas dietas sobrecarregam órgãos, como fígado e rins ou são desaconselhadas para quem sofre de colesterol alto. A carência nutricional ainda pode causar anemia, osteoporose, entre outras doenças. Sendo assim, seguir uma dieta restritiva por muito tempo e sem orientação de profissional especializado pode causar sérios danos à saúde”, explica a profissional.

A seguir, confira uma lista preparada pela nutricionista Rosane França com o conceito das principais dietas da moda e os possíveis riscos para a saúde:

1- Dieta das Notas
Conceito: Semelhante à dieta dos pontos, atribui notas aos alimentos, sendo que o número de notas permitidas por dia varia de acordo com a altura. Os alimentos são divididos em estrelas, que determinam quantas vezes pode ser consumido na semana. Quanto menos estrelas, menor a presença no prato.
Duração recomendada: Indefinida
Riscos para a saúde: Há certo equilíbrio no cardápio, já que a dieta indica a frequência de determinado alimento ao longo da semana. Por ser pobre em carboidratos, deve ser evitada por pessoas com problemas renais.

2- Dieta do Índice Glicêmico
Conceito: A dieta leva em conta o índice glicêmico (IG), que é a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. Quanto menor o IG, melhor para a dieta. Legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e frutas, com algumas exceções, contém IG baixo. O IG alto pode ser encontrado nas farinhas refinadas e alimentos ricos em açúcar.
Duração recomendada: Indefinida
Riscos para a saúde: A dieta é equilibrada, mas deve ser evitada por quem tem colesterol alto. Muito utilizada por diabéticos, pode ser seguida pela maioria das pessoas.

3- Dieta Detox
Conceito: A dieta detox ou desintoxicante se propõe a aliviar a carga sobre o intestino, fígado e rins, a partir da ingestão de alimentos naturais, ricos em fibras. Fica proibida a ingestão de alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans, frituras, alimentos refinados, refrigerantes, adoçantes, carnes vermelhas e embutidos em geral.
Duração recomendada: 7 diasRiscos para a saúde: A dieta é pobre em proteínas, por isso, deve ser seguida por 7 dias. Prolongar a dieta detox pode causar anemia.

4- Dieta dos Pontos
Conceito: Cada alimento tem um número de pontos, cadastrados em uma tabela. Ao invés de contabilizar calorias, é preciso somá-los. Em média, a quantidade de pontos para as mulheres é 300. Já para os homens, são permitidos 400 pontos por dia. Entre os alimentos que valem zero pontos estão folhas, pepino, salsão e tomate. Chuchu, abóbora, abobrinha, couve-flor e uma colher de arroz são itens que contabilizam dez pontos cada. Carnes, aves e peixes têm pontuação variada.
Duração recomendada: Indefinida
Riscos para a saúde: A dieta não orienta escolhas saudáveis. Dentro do valor de pontos permitidos, uma pessoa poderá passar o dia comendo apenas chocolate. Isso significa que, se o cardápio não for bem equilibrado, poderá haver carência nutricional, levando a casos de anemia, osteoporose e outras doenças.

5- Dieta do Dr. Atkins
Conceito: Segue o padrão da Dieta da Proteína e Zero Carboidrato. A restrição aos carboidratos faz com que o organismo gere energia para a sua manutenção a partir do metabolismo das proteínas e gorduras. Prioriza a ingestão de saladas verdes, ovos cozidos, carnes em geral, laticínios, entre outros alimentos ricos em proteína. Entre os alimentos proibidos estão arroz, feijão, biscoitos, açúcar, farinhas e derivados, mandioca (aipim), sagu, batata, apresuntados, ervilha, milho verde e massas.
Duração recomendada: 15 dias
Riscos para a saúde: A longo prazo, além de não fornecer vitaminas e minerais nas quantidades adequadas, a dieta gera muitos resíduos metabólicos, que podem sobrecarregar os rins. Deve ser evitada, principalmente, por quem sofre de problemas renais e biliares, alterações hepáticas e colesterol alto. Há grande perda de água e músculos.

6- Dieta da 'USP'

Conceito: O mecanismo é semelhante à dieta das proteínas, com mais restrições a ingestão de carboidratos. Há um cardápio específico para cada dia.
Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade
Duração recomendada: 7 ou 14 diasRiscos para a saúde: “Não acredito que uma entidade como a USP assinaria estas recomendações”, diz a nutricionista Rosane França. A dieta não deve ser feita por quem possui problemas renais, biliares, úlceras, gastrites e alterações de colesterol. É possível que haja sensação de fraqueza. A pessoa poderá ficar sem energia para executar suas atividades diárias, além de sentir dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar. A grande perda de água e massa muscular pode dar falsa ilusão de emagrecimento.

7- Dieta da papinha de bebê
Conceito: O cardápio contém apenas papinhas de bebês industrializadas.
Duração recomendada: 7 dias
Riscos para a saúde: As papinhas de bebê industrializadas não suprem as necessidades nutricionais dos adultos. De fácil digestão, não oferecem sensação prolongada de saciedade. Dependendo do número de potinhos ingeridos (que pode variar), é possível que a pessoa consuma mais calorias do que se estivesse seguindo uma dieta equilibrada. Há grande perda de água e músculos, dando a falsa impressão de emagrecimento. A longo prazo, pode provocar desequilíbrio metabólico, levando a diferentes problemas de saúde.


Fonte: Renata Demôro site globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário